gôndola de nova veneza

Ao sul de Santa Catarina, bem pertinho de Criciúma e a cerca de 208 km de Florianópolis, a capital do estado, está a pequena e encantadora cidade de Nova Veneza. Considerada a Capital Nacional da Gastronomia Italiana, o lugarzinho faz jus ao nome. São vários restaurantes com opções de dar água na boca, além de paisagens para lindas fotos e opções minimalistas de turismo.

Eu e o Said passamos um dia por lá. Foi o suficiente para conhecermos tudo e foi uma tarde muito agradável, por isso resolvi compartilhar. Sério, vocês precisam conhecer Nova Veneza!

PRAÇA PRINCIPAL 

Logo que você entra pelo pórtico da cidade, que já um atrativo a parte, não muito distante vai encontrar a Praça Humberto Bortoluzzi, a principal da cidade. O local é uma gracinha, já garantindo vários cliques, e ao redor dela estão ótimos restaurantes e cafés. Ah, nela também encontra-se a famosa gôndola veneziana.

praça de nova veneza

A GÔNDOLA VENEZIANA 

O ponto turístico mais famoso da cidade fica na praça principal. Trazida diretamente da cidade italiana coirmã, a embarcação fica ancorada num lago artificial que foi construído para ela. É um dos 4 únicos exemplares fora da Itália e oferece ao visitante a possibilidade de tirar fotos e posar com o gondoleiro vestido a caráter.

gôndola de nova veneza

GELATTO ITALIANO E CAFÉS

Ao lado do centro, está a gelateria mais tradicional da cidade, a Gheppo. Paramos para tomar um cafezinho e nos impressionamos com a qualidade do local. Eles têm uma vitrine de gelattos de fazer qualquer um babar e uma excelente variedade de lanches e cafés. O lugar é pequeninho, mas muito aconchegante. Vale com certeza dar uma passadinha!

cafegheppo

CULINÁRIA ITALIANA 

Receitas como a polenta, a fortaia (prato à base de ovos e queijo), o galeto primo canto, a famosa galinha ensopada de Nova Veneza e as massas caseiras podem ser encontradas nos diversos restaurantes da cidade. Bem na praça principal, está um dos restaurantes mais tradicionais, a Casa do Chico. É uma galeteria e pizzaria forno d’lenha. Foi a que escolhemos! Pedimos um menu clássico com galeto e massas, e adoramos. Fica a dica que as pizzas são muito atraentes e parecem apetitosas também!

casadochiconovaveneza

casadochiconovaveneza2

A BARRAGEM DE SÃO BENTO

Principal reservatório de água da região Sul de Santa Catarina, a Barragem do Rio São Bento – que fica na cidade em Siderópolis – é um grande atrativo para quem visita Nova Veneza pelo acesso próximo. A paisagem da área inundada para construção da barragem com a serra ao fundo é linda e o mais inusitado é a torre da Capela de São Pedro que aparece em meio a água. Ali existia uma vila que foi evacuada e inundada pelo reservatório. No dia que fomos, estava chovendo muito e com muita neblina, por isso não conseguimos ver a torre, mas valeu o passeio cultural só pela história.

barragemdoriosaobento

VINÍCOLA

A Vinícola e Cantina Borgo Gava também é um local que merece uma visita. Por lá, é possível degustar diversos vinhos coloniais, suco de uva e grapa (aguardente italiana). Por lá, também encontramos geleias e farinha de milho, além de um cantina italiana. Sem contar que o próprio local é um castelinho. Uma graça! A vinícola fica na Travessa Giovanni Gava s/nº, em São Bento Alto.

 vinicola borgo - são bento nova veneza

Outro lugar que dizem ser muito legal são as Casas de Pedra também em Nova Veneza.  Não conseguimos visitar, pois quando chegamos já estava fechando. Em fins de semana e feriados, o acesso é das 13h às 17h pagando R$5. Quem for, depois nos conte o que perdemos!

Estamos apaixonados por essa cidadezinha e loucos pra voltar.
Quem já conhece? Deixamos de conhecer algo? Nos conte!
Beijos!

Compartilhar: