mitos e verdades sobre beleza e verão

Continuando a nossa saga de dicas e posts sobre o verão, hoje nós vamos descobrir o que são mitos e o que são verdades quando falamos sobre os cuidados com o sol. A gente ouve falar sobre muita coisa… piscina deixa o cabelo loiro esverdeado, água termal hidrata, perfume pode manchar a pele sob o sol, dentre outras afirmações. E pra saber o que é ou não verdade, eu recorri mais uma vez à Dra. Gabriela Pfitzer Schaefer, médica dermatologista. 

Água termal ajuda a hidratar a pele sob o sol?
Sim, inclusive é de grande valia para pacientes que possuem manchas na face como o melasma que escurece ao ser exposto a fontes de calor. O hábito de borrifar água termal, principalmente gelada, ajuda a combater a piora das manchas.

Piscina e mar deixam o cabelo loiro esverdeado? 
O cabelo loiro pode ficar esverdeado em águas de piscina tratadas com cloro, na verdade por uma reação de oxidação de metais pesados presentes na água como o cobre. Orientamos que as pacientes tomem uma ducha de água doce antes de entrar na piscina para saturar o cabelo de água e assim não absorver tanto a água da piscina. Usar máscaras hidratantes antes de entrar na piscina também ajuda. E imediatamente após sair, tomar outra ducha para remover a água. No mar não existe essa reação.

Comer cenoura ajuda no bronzeado?
Na verdade a ingestão de Betacaroteno que é um potente antioxidante é benéfica por aumentar a capacidade de reparação da pele após sofrer o dano da exposição à radiação solar. Ingerir alimentos ricos em betacaroteno em excesso (cenoura, mamão e outros) pode levar a uma pigmentação da pele pelo depósito de metabólitos do betacaroteno, deixando uma coloração alaranjada principalmente nas palmas e plantas.

Protetor solar impede o bronzeamento?
A intenção do uso do protetor solar é sim impedir as ações da radiação solar, entre elas o bronzeado, queimaduras e danos ao DNA. Porém nenhuma proteção será 100% e com a exposição contínua, a pessoa irá se bronzear sim, de maneira mais gradual e “saudável”. As aspas estão presentes na frase, pois temos que lembrar que o bronzeado é produzido como maneira de a pele se defender frente à lesão que a radiação solar causou no DNA das suas células, ou seja, todo bronzeado é uma lesão que ao longo dos anos se acumula e poderá gerar o câncer de pele. Por isso dizemos que não existe bronzeado saudável. É claro que tudo depende de bom senso. Exposições curtas e em horários corretos são liberadas.

Sol melhora as espinhas?
A exposição solar curta, em horários indicados, tem efeito anti-inflamatório e melhora várias condições cutâneas, como vitiligo, psoríase, dermatite atópica e acne. Porém deve ser curta (máximo de 30 minutos por dia, dependendo do tom de pele). Se a exposição for prolongada terá efeito contrário, irá aumentar a inflação, a produção de sebo pela pele e a espinha irá piorar.

Protetor solar capilar realmente funciona? Qual o benefício de proteger os fios?
A radiação solar gera oxidação dos lipídeos, proteínas e da melanina presente nos fios. Isso faz o cabelo ficar opaco, ressecado, quebradiço e esvoaçado. Os danos se acumulam por efeito do mar e da piscina. Nos cabelos coloridos, a cor desbota. Os filtros solares capilares são substâncias diferentes dos filtros faciais e corporais, pois devem fazer um filme protetor que se mantenha após enxágue.

A partir do FPS 60 no protetor solar, a eficácia não muda?
Aqui no blog já tem um post que explica tudo sobre os FPS de protetores solares, mas para resumir, quanto maior o FPS o que se ganha é a maior proteção contra UVA—prevenção do câncer de pele. Confira mais aqui!

Protetor solar com base tem o mesmo efeito que o protetor comum?
Sim, na verdade o protetor com cobertura de base tem maior potência quando usado por pessoas com tendência a manchas de pele. Pois a cobertura mecânica feita pelo pigmento protege da chamada luz visível que é representada pela cor amarela do sol e que vem também de fontes artificiais como lâmpadas, computador e celulares. Essa radiação é importante na pigmentação da pele.

Usar perfume na praia pode manchar a pele?
Pode sim, sempre recomendamos que as pessoas tomem uma ducha antes de ir à praia e use somente o filtro solar. Os perfumes podem ter álcool e extratos cítricos que fazem uma reação com a radiação solar podendo levar a alergias, queimaduras e manchas.

Protetor corporal faz mal para pele do rosto?
Depende, em geral o protetor corporal tem um toque mais oleoso. Se a pele da pessoa for muito ressecada, não terá grandes prejuízos, mas em uma pele oleosa irá piorar além de poder causar acne. Os filtros destinados à face costumam ter melhor cosmética e tecnologia mais avançada, usando filtros solares mais modernos o que deixa o produto mais caro, por isso as embalagens menores.

Fragrância cítricas como limão em hidratantes devem ser evitadas no verão?
Devem sim, os cítricos fazem uma reação com a luz solar chamada Fitofotodermatose, levando a vermelhidão, bolhas e manchas.

 E aí, já sabiam de tudo isso? Me contem!
Beijos!

Compartilhar: