Doze coisas que você precisa saber antes de viajar pro Chile

Dicas, Viagens Comments

Em nossa última viagem, conhecemos a capital do Chile. O país que se encontra na América do Sul, esconde muitas belezas e uma cultura muito diferente da nossa, o que torna tudo mais encantador nas descobertas. Então, se você está planejando uma viagem para lá, esse post vai te ajudar. Enquanto estamos editando os vlogs da viagem para vocês acompanharem tudo, abaixo eu listei as 12 coisas que você precisa saber antes de viajar para o Chile. Várias curiosidades, dá uma olhada!

CURIOSIDADES SOBRE O CHILE

1. A COMIDA NÃO É “AQUILO TUDO”

No Chile a gente não come bem. E também não paga barato para comer. Quando o restaurante é bom, a comida é cara, isso é fato, mas no geral, não achei nada muito saboroso! Uma guia chegou a nos dizer que por lá, comprar carro é mais barato que comprar comida. E nas nossas experiências, constatamos o mesmo! Você encontra muitos frutos do mar e pratos da gastronomia peruana, mas como disse, o preço não é dos melhores.

2. VOCÊ PRECISA EXPERIMENTAR AS COMIDAS TÍPICAS

Ainda sobre as comidas, “chorrillana” (porção de batata frita com carnes e ovo frito), “pastel de choclo” (um tipo de torta de milho), “empanada” (uma espécie de calzone, pastel de forno) e “sopaipilla” (uma massinha frita que se come com molhos como ketchup, molho de alho, pimenta) são algumas das comidas típicas que você vai encontrar por todo lado em Santiago. Ah! Os “completos” (cachorro-quente) também são muito consumidos e, normalmente, levam abacate. Aliás, os chilenos adoram colocar abacate em tudo. E nada de vitamina, para eles abacate é com sal!

comidas típicas chilenas

3. LHAMAS NA RUA

Você vai ver lhamas lindas e toda enfeitadinhas nos principais pontos turísticos da cidade. Mas não tente tirar uma foto com elas, pois logo os donos aparecem cobrando. O trabalho deles é vender fotos com os bichinhos, que são muito fofos!

4. OS DIAS SÃO “MAIS LONGOS”

O sol demora mais pra se por do que aqui no Brasil. Pode ser que às 20h, você ainda veja o céu claro, portanto não se espante e aproveite bem a luz do dia.


EM SANTIAGO O SOL SE POE MAIS TARDE

5. APROVEITE O METRÔ

Em Santiago, o metrô funciona muito bem! Você consegue andar por toda a cidade com ele, acessando os principais pontos sem pagar caro e com muita mobilidade. O serviço é ótimo,  o ambiente é limpo e tem sempre atendentes para dar informações.

6. A POLUIÇÃO É TANTA QUE ATRAPALHA A VISIBILIDADE DA CORDILHEIRA

Uma das coisas mais lindas durante a viagem, é olhar para cima enquanto anda pela cidade e enxergar a belíssima Cordilheira dos Andes cheia de neve no inverno. Mas, uma coisa muito triste que descobrimos é que a poluição em Santiago é tanta, que tem dias em que não conseguimos vê-la. Nos fins de semana melhora, já que tem menos carros na rua. Os dias com mais vento também podem ajudar.

POLUIÇÃO ATRAPALHA VISIBILIDADE DAS CORDILHEIRAS EM SANTIAGO

7. NÃO TEM NEVE O ANO TODO

A cordilheira é linda cheia de neve e muita gente acha que vai vê-las o ano todo. O Chile é um país com as estações bem definidas, então no verão faz muito calor e só no inverno, muito frio com neve. Aliás, uma dica legal é saber que se você vai no inverno, verá muita neve, se for no verão, verá os parreirais e jardins das vinícolas bem floridos. Ah! As estações são iguais no Brasil, iniciam e encerram na mesma época.

8. BEBIDA ALCOÓLICA NA RUA? NEM PENSAR

No Chile, é proibido por lei tomar bebidas alcoólicas na rua, ou seja, nem pense em comprar uma cerveja e sair tomando por aí. Falando nisso, duas bebidas típicas chilenas são o Pisco Sour, que parece a nossa caipirinha de limão só que mais forte e servida com uma espécie de gemada, e o Terremoto, que é composto por vinho branco, sorvete de abacaxi e açúcar. Uma bebida típica não alcoólica é o Mote con Huesillos, um suco de pêssego com pedaços da fruta e grãos de trigo, tudo servido gelado. É muito famoso, servido no copo com uma colher. Refrescante, porém muito doce.

BEBIDA TÍPICA CHILENA MOTE CON HUESILLOS

9. OS CACHORROS DE RUA SÃO BEM TRATADOS

Por Santiago, a gente vê muitos cachorros de rua, mas eles são bem cuidados pelos moradores da cidade. Normalmente você vê os animais bem gordinhos, bem cuidados e até com roupinhas.

10. AS FESTAS PÁTRIAS SÃO O CARNAVAL CHILENO, ATENTE-SE A ESSES FERIADOS

Nos dias que antecedem os feriados – que são nos dias 18 e 19 de setembro – a festa se espalha por todos os cantos da cidade, com comidas típicas, desfiles militares, danças e muito mais. Os chilenos são muito patriotas e se vestem com as cores do país! Se estiver por lá, é muito legal conhecer toda essa cultura, mas você precisa saber também que tudo fecha durante esses dias. Shoppings, vinícolas, casas de câmbio, comércio… nada funciona nos feriados irrenunciáveis, então aproveite as festas.

FESTAS PÁTRIAS NO CHILE

11. DÁ PRA CONHECER A CIDADE A PÉ

Em Santiago, não chove com muita frequência, todo mundo comenta isso por lá. E a cidade é plana, o que facilita caminhada. Dá pra andar por tudo, então coloque o tênis na mala e aproveite pra conhecer vários lugares “batendo perna”.

12. É FÁCIL USAR UM CHIP CHILENO NO CELULAR PARA TER INTERNET 

Uma das coisas que estávamos muito na dúvida era sobre a internet para o celular. Em vários locais por Santiago encontramos WiFi gratuito, mas o roaming internacional das nossas empresas de telefonia no Brasil não compensa para usarmos o 4G fora do país. Nós fomos até essa loja WOM e lá ganhamos um chip pra turista – onde você não precisa pagar por ele. Com este, você já tem WhatsApp ilimitado e 500mb para usar com redes sociais. Para ficarmos tranquilos, colocamos mais um crédito de 3 mil pesos em uma farmácia, cerca de 15 reais, e usamos a vontade durante os 4 dias que estivemos por lá. A internet foi indispensável para pedirmos Uber a noite, para pesquisar sobre algumas curiosidades na rua e para usarmos o GPS quando necessário para nos localizarmos. Valeu muito a pena!

INTERNET NO CELULAR NO CHILE

É isso, essas são as 12 coisas que eu descobri e que compartilho com vocês que estão planejando para uma viagem ao Chile. Eu adorei Santiago e já quero voltar! Ah, também demos muita sorte, pois só encontramos chilenos simpáticos e pró-ativos em nos ajudar!

E aí, tem algo a acrescentar nessa lista? Me conte!
Beijos!