Como escolher o protetor solar ideal?

Beleza, Dicas Comments

É difícil acertar na hora de escolher o protetor solar certo, né? Eu sempre fico na dúvida. Na realidade, já recebi várias recomendações, mas nunca consegui entender bem o porquê dessas explicações. E imaginando que muita gente deve passar pelo mesmo, resolvi falar um pouco sobre o assunto.  Afinal, quando chega o verão a gente acaba se expondo bem mais ao sol e acaba por sentir os efeitos dos raios solares. Por isso, procurei a médica dermatologistaDra. Gabriela Pfitzer Schaefer, pra nos esclarecer algumas dúvidas. Vamos ao que descobri?

como escolher o protetor solar ideal

De acordo com a Dra. Gabriela, a primeira coisa que temos que ter em mente é que a radiação solar se divide em mais de um tipo:

1) Radiação UVB: a proteção é medida pelo FPS (Fator de Proteção Solar) e está relacionada com câncer de pele e queimaduras solares. Ela é mais forte das 10 às 16h e no verão. Para se proteger dos raios UVB, a Organização Mundial da Saúde recomenda uso mínimo de FPS 30 diariamente.

2) Radiação UVA: está relacionada com o bronzeamento, manchas de pele, envelhecimento precoce e câncer de pele. É constante o dia todo e o ano todo, mas esses raios não são totalmente bloqueados pelos protetores solares, por isso é recomendável aplicar um filtro de maior FPS possível para que a proteção seja adequada.

protetor solar como escolher

Sendo assim, em termos de raio UVB, a diferença entre um FPS 30 e um FPS 50 é realmente pequena, mas para UVA não. Por isso os dermatologistas indicam uso de FPS alto, para que tenha cobertura também para o raio UVA. A Dr. Gabriela ainda comenta que os protetores solares com base são ativos importantes de proteção, pois há ainda a chamada luz visível que é uma importante causadora de manchas na pele como o melasma, e para bloqueá-la precisamos usar filtros inorgânicos coloridos como o óxido de ferro, ou seja, a pessoa deve usar filtros com cobertura alta de maquiagem para se proteger.

E aí, deu pra esclarecer? Acredito que eu estou no caminho certo, e vocês?
Gostaram? Super beijo!